sexta-feira, 19 de março de 2010

Ginjinha com ele



No dia que lhe é dedicado, presenteie o seu pai com uma daquelas memórias que vão durar muitos anos. Surpreenda-o, aproveite para pôr a conversa em dia e leve-o a tomar uma ginjinha no quiosque mais próximo.

A nossa é a afamada e deliciosa Espinheira. "Há mais de um século que Francisco Espinheira e Ca. Lda produz este excepcional licor de ginja, baseando-se numa experiência adquirida de várias gerações e uma esmerada selecção dos frutos utilizados". A que junta água, açúcar e álcool. E que se pode gabar de ser "premiada com as mais altas recompensas nas exposições em que tem participado".

A ginja é uma parente da cereja, numa versão mais ácida que se adequa a utilizações culinárias diversas. Consta que foram os frades beneditinos que criaram a receita da ginja de Óbidos. E que a portuguesa, de uma forma geral, é considerada a melhor ginja silvestre da Europa. Fermentada em álcool, liberta todo o seu sabor frutado e uma cor rubi magnífica. O licor, ideal à temperatura ambiente, pode ser servido sem ou "com elas". As ginjas, claro.

Sem comentários:

Enviar um comentário