quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

É a cultura, quiosqueiro!

Para marcar já na agenda: 10 de Março é dia de descobertas. Com uma visita guiada, cortesia do quiosqueiro-mor e arquitecto João Regal, às nossas refrescantes estruturas.

"Todos diferentes, todos iguais, os quiosques da Praça Luís de Camões, do Jardim do Príncipe Real e da Praça das Flores vieram dar cor e personalidade a Lisboa.

A ideia de Catarina Portas e João Regal de recuperar o conceito dos populares quiosques de refrescos dos séculos XIX e XX caiu que nem uma luva na capital e hoje os quiosques já fazem parte da paisagem urbana e social da cidade. Desde o século XIX que estas construções estilo Arte Nova conquistaram a cidade. Desde o século XIX que estas construções estilo Arte Nova conquistaram a cidade. Cada um tinha a sua especialidade: flores, tabaco, jornais, gelados, café e refrescos. Importantes pontos de encontro, que com o passar do tempo foram perdendo importância e degradaram-se. Em abril de 2009 e após largos meses de recuperação, os quiosques reapareceram em força em Lisboa e de cara lavada. O Quiosque do Príncipe real realçou o seu cor-de-rosa original, o das Flores foi torrado a mármore branco e ganhou uma cúpula beringela e o do Camões veio das Amoreiras e aterrou de grua no centro da cidade. Agora as suas esplanadas pululam de gente e convidam a um copo e dois dedos de conversa. Ninguém lhes fica indiferente."

Guia: João Regal | Anísio Franco. Horário 10h. Duração: manhã. Limite: 45 pessoas. Local de encontro: Jardim do Príncipe Real, junto ao quiosque cor de rosa." Uma iniciativa Quiosque de Refresco / Centro Nacional de Cultura.

Sem comentários:

Enviar um comentário