sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Artesãos musicais

Hoje o "artesanato sonoro" sobe ao palco da ZDB: Minta & The Brook Trout são os artesãos de notas musicais de influência folk e pop que se ouvem a partir das 22h00.
"Artesanato sonoro. A ideia poderá soar forçada e alguns poderão mesmo questionar se toda a música não será isso mesmo. No entanto, pairam delicadeza e destreza em doses pouco habituais sobre a obra de Minta & The Brook Trout. Uma realidade apenas equiparável à arte do artesão que alia uma considerável sensibilidade à sua constante experiência. Na verdade, essa procura de algo tão único quanto genuíno provoca simplesmente uma entrega total ao processo de criação e um cuidado extra com os detalhes.

Desde cedo que Francisca Cortesão deu razões suficientes para acreditarmos na sua capacidade de criar canções eternas. Enquanto Minta, tem vindo a apurar cada momento de composição. Fá-lo rodeada de gente próxima do seu mundo, próxima de si. Manuel Dordio, Nuno Pessoa e Mariana Ricardo (dos icónicos Pinhead Society) são os The Brook Trout, a que se acrescenta ainda a uma mão cheia de outros colaboradores ocasionais, cuja presença se escuta ao longo do último álbum ‘Olympia’. Dez polaroids em família, onde se retraram as paisagens folk e pop que surgem deste encontro. Ecoam discretamente referências como Julie Doiron, Mount Eerie ou Elliott Smith e atinge-se um grau de elegância que tantas vezes se anseia e não se encontra. Os arranjos vocais e instrumentais alinham-se de forma a não deixar nada entregue ao mero acaso. Principalmente quando se pode extrair tanto dos pormenores. E é neste sentido que a música de Minta & The Brook Trout sai do canto escuro para se revelar timidamente na mais solarenga luz. Um conforto que se saboreia sem o menor receio da eventual monotonia que daí poderia advir.

Uma actuação que transportará estas e outras impressões para o palco, o local mais sagrado de um músico. É unânime que melhor que admirar o objecto, é admirar o instante em que o artesão cria o objecto." NA

Formação: Francisca Cortesão: voz, guitarra acústica. Mariana Ricardo: voz, baixo, ukulele. Manuel Dordio: guitarra eléctrica, lap steel. Nuno Pessoa: bateria, percussão, voz. João Cabrita: saxofone barítono. Ian Carlo Mendoza: vibrafone e percussão.

Sem comentários:

Enviar um comentário