terça-feira, 13 de novembro de 2012

Para reconstruir Lisboa

"(...) o livro da minha vida é "O Ano da Morte de Ricardo Reis" porque me trouxe a Lisboa, porque me ofereceu um país, porque me ofereceu uma língua - não a falo, mas traduzo-a - e sobretudo porque me proporcionou viver com uma pessoa absolutamente admirável, José Saramago.(...)

quando o acabei decidi que tinha que vir a Lisboa, não tanto para conhecer o autor, mas a cidade que se descrevia (... estávamos no ano de 1986, era 14 de Junho, vim a Lisboa porque queria conhecer a cidade, que tinha encontrado no livro e que me parecia belíssima. (...)

José Donoso (o escritor chileno, e eu concordo com ele) escreveu assim mais tarde: se Lisboa e Dublin fossem destruídas, poderiam ser reconstruídas com o espírito que habita "Ulisses" de Joyce e "O Ano da Morte" de José Saramago."

Sem comentários:

Enviar um comentário