sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Da avenca ao capilé


O capilé é uma bebida feita a partir de xarope de folhas de avenca, com um toque de essência de flor de laranjeira, servido com água fresca, gelo e casca de limão. De uso muito antigo em Portugal, a sua receita está incluída no Cozinheiro Moderno, manual impresso em 1780. O nosso xarope exclusivo de Capilé é servido com Água do Luso, para diluição segundo o paladar de cada um.

Capilé is a drink made from maidenhair's leaves, with an added touch of orange blossom essence. It is served with cold water, ice and a slice of lemon. Traditional in Portugal, the recipe featured in “Cozinheiro Moderno” (Modern Cook), a book printed in 1780. Our exclusive “Capilé” syrup is served with still Luso water and diluted to suit the individual palate.

Legenda: Vendedor de capilé e ardina no Terreiro do Paço de 1908.

1 comentário:

  1. Nao sei o que se passa entre o quiosque do Príncipe Real e o do Largo de Camóes, mas encontro magia no do P. Real. Ja nao passava la ha um tempo e sentei-me a beber um refresco daqueles deliciosos, um queque fofinho e outro refresco suave. Ali quem está parece estar mais predisposto, mais presente, mais personalizado. No largo Camões, talvez pelo local sempre cheio, torna-se um pouco mais rotineiro, sem presença de quem atende, e nao estou a tentar personalizar ninguém, obviamente.

    Todavia, ha ainda uma coisa que me esqueço sempre de dizer relativa aos quiosques, Catarina. Quem nao sabe o que vende e os produtos "manufacturados" que sao com as entregas como testemunhadas em post ja de uns tempos, etc., pode passar ao largo julgando ser um daqueles quiosques que vendia(e) o copo três, alguns sumos e "bolos a martelo". Aascas e esses quiosques têm uma função social, mas considerando a diferença destes dois quiosques, talvez estar todo pintado de forma que evidencie a marca, seria bom, porque pela curiosidade as pessoas aproximam-se... e se for como eu, muitas vao gostar... :)

    Fica a ideia porque é uma pena pasar despercebido a muita gente aquilo que vende...

    ResponderEliminar