segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Expresso no quiosque

"Carrega um apelido de peso. Mas Catarina tem, como todos os Portas, deixado lastro. Aos 41 anos, é uma empresária de sucesso. A sua cabeça fervilha de ideias. Nasceu numa família privilegiada, mas nunca lhe facilitaram a vida. Quando queria algo, tinha de trabalhar. Saiu de casa aos 16 anos. Aos 18 investiu todo o dinheiro que tinha numa máquina de costura, para fazer chapéus, e trocou os estudos para escrever no "Independente", um semanário criado e dirigido pelo seu irmão Paulo Portas. A partir daí, nunca mais parou. Esteve na rádio e na televisão e escreveu livros. Depois criou a sua empresa, e hoje os seus negócios são reconhecidos e apreciados em todo o mundo. (...)

Ampliou o negócio com a abertura dos Quiosques de Refresco. Tem três: no Largo Camões, na Praça das Flores e no Príncipe Real, em lisboa. Faturaram mais de 700 mil euros em pouco mais de um ano. É uma nova frente?
Foram um grande sucesso. Se lá vendesse cerveja, garanto-lhe que ganharia muito mais dinheiro. É um negócio que tem muitos custos. São 25 colaboradores, e há uma pessoa que faz só refrescos. Não procuramos soluções fáceis, mas concretizar boas ideias. Isso foi uma coisa que aprendi com uma pessoa que foi muito importante na minha vida, o manuel Reis, que teve o Frágil, o Lux e é sócio do restaurante Bica do Sapato.

Diz que não tem carros, nem barcos, e que o dinheiro não é o objetivo... O que faz ao dinheiro?
(risos) Não ganho muito, é preciso que as pessoas saibam isso. A minha vida mudou drasticamente desde que passei a andar com uma máquina calculadora na carteira. Uma das coisas que descobri é que o Estado leva a maior parte. Seria preferível que os governos criassem menos programas de apoio mas que cobrassem menos impostos para se poder reinvestir. Não tiro praticamente dinheiro nenhum da empresa. Tenho um salário e vivo dele. para mim, é importante que a empresa tenha capital para crescer. (...)"

Excerto de uma entrevista de Cândida Santos Silva, com fotografia de Ana Baião. Revista "Única", semanário "Expresso", 21 de Agosto 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário