segunda-feira, 29 de outubro de 2012
Sopas em trânsito
sábado, 27 de outubro de 2012
Conversa rente ao escritor
sexta-feira, 26 de outubro de 2012
Crónicas para beber
A bebida, uma das preferidas no Magrebe, dá o nome ao mais recente livro de José Rentes de Carvalho (Vila Nova de Gaia, 1930) publicado em Portugal, um conjunto de "recordações e outras fantasias" em formato de crónica, metade das quais epistolares, ao longo do qual o escritor expõe ideias e faz confissões, numa conversa onde quase se consegue escutar a respiração de quem as lê.
De preferência na companhia de um mazagran: "um copo grande cheio até mais de um terço com café forte, um volume igual de água gasosa, muito açúcar, uma rodela de limão", e "quando o Profeta abranda a sua vigilância junta-se-lhe um cálice de conhaque"."
Da recensão de Isabel Lucas no ípsilon de sexta-feira passada. A crítica literária estará no Quiosque de Refresco do Príncipe Real, com o colega João Bonifácio, para apresentar o último livro de José Rentes de Carvalho. No sábado, às 16h00.
quinta-feira, 25 de outubro de 2012
O Variações da escrita
José Rentes de Carvalho nasceu em 1930, em Vila Nova de Gaia, onde viveu até 1945. Obrigado a abandonar o país por motivos políticos, viveu no Rio de Janeiro, em São Paulo, Nova Iorque e Paris.
Em 1956 passou a viver em Amesterdão, na Holanda, como assessor do adido comercial da Embaixada do Brasil. Licenciou-se (com uma tese sobre Raul Brandão) na Universidade de Amesterdão, onde foi docente de Literatura Portuguesa entre 1964 e 1988.
Em 2012 foi galardoado com o Grande Prémio de Literatura Biográfica APE/Câmara Municipal de Castelo Branco 2010-2011 com o livro "Tempo Contado."
«Uma das maiores surpresas literárias recentes.»
Filipa Melo, Sol
«Uma escrita que pede meças aos grandes mestres da nossa língua e atinge por vezes a qualidade narrativa dos grandes escritores» António-Pedro Vasconcelos
“Mesmo quando não se trata de um romance, registo em que o autor é magistral, o melhor de um livro de Rentes de Carvalho é tudo. A escrita elegante, a bagagem lexical digna de um Aquilino em trânsito pela cidade ou a semântica com sentidos que se estendem para lá do óbvio. E depois há a ironia, o humor refinado, o tom tão cosmopolita quanto telúrico, provável eco da constante divisão do autor entre Trás-os-Montes e a Holanda. Esse eco, de certo modo, faz de Rentes de Carvalho um António Variações das letras – com Braga em Estevais de Mogadouro e Nova Iorque em Amesterdão –, capaz dos parágrafos mais elaborados mas com a exuberância disfarçada de contenção, como quem se limita a estar à conversa numa mesa de café, esbanjando elegância e cultura em doses generosas e discretas.” Sara Figueiredo Costa, Time Out.
Rosa sobre quiosque... rosa
quarta-feira, 24 de outubro de 2012
Apresentação no Príncipe Real
O LIVRO DO DIA TSF: O mazagran, é sabido, é uma bebida. Neste caso, explica o autor, é também um convite. Rentes de Carvalho convida os leitores para se sentarem com ele à mesa para uma amena cavaqueira. Sirva-se então o mazagran: «um copo grande cheio até mais de um terço com café forte, um volume igual de água gasosa, muito açuca, uma rodela de limão.» E acrescenta Rentes de Carvalho, dado que esta é uma bebida muito popular no Magrebe: «Quando o Profeta abranda a sua vigilância junta-se-lhe um cálice de conhaque. Bebe-se quente no inverno e quase gelada nos dias de calor.»
Um Mar de Xarope
terça-feira, 23 de outubro de 2012
Mazagran, do que se lê
Quiosque de cultura
segunda-feira, 22 de outubro de 2012
Mazagran no quiosque
Quem andar pela zona do grande Porto não deve faltar à Biblioteca Municipal Florbela Espanca, esta sexta-feira, dia 26 às 18h30, para uma oportunidade rara de beber da sua sabedoria.
Já em Lisboa, o livro será apresentado pelos críticos literários Isabel Lucas e João Bonifácio, no sábado, dia 27 às 16h00. No Quiosque de Refresco do Príncipe Real. Ou não fosse o título "Mazagran".
A semana em sopas
Senhores e senhoras, as sopas da semana: Segunda-feira: Grão com Espinafres | Terça-feira: Cenoura com Agrião | Quarta-feira: Cogumelos com Salsa e Aipo | Quinta-feira: Feijão Manteiga com Batata Doce | Sexta-feira: Alho Francês com Maçã.
quarta-feira, 17 de outubro de 2012
A volta ao mundo pela ilustração
segunda-feira, 15 de outubro de 2012
Sopas de fazer saltar a tampa
quinta-feira, 11 de outubro de 2012
Xaropes no coração
segunda-feira, 8 de outubro de 2012
A semana em sopas
terça-feira, 2 de outubro de 2012
"Un cordial, c'est quoi?"
"Pas besoin d’aller à Lisbonne pour se ravitailler, il suffit de surfer sur loja.avidaportuguesa.com – une mine – qui vend de tout, à condition que ce soit beau et portugais (malheureusement frais de port élevés). A l’arrivée ? Un produit miracle. Beau, bon, à diluer pour une boisson rafraîchissante, en cocktail… A couler sur une faisselle en dessert. A verser dans la poêle qui a servi à faire revenir un magret, des foies de volaille, de jeunes carottes : bien racler les sucs, ça fait une sauce sirupeuse et fruitée. A tenter pareillement avec de la mélasse de grenade, qu’on trouve dans les épiceries libanaises."
Peixe e refresco
Para além da mais convencional utilização em refresco, estes xaropes são
igualmente deliciosos como calda para gelado ou iogurte, crepes ou panquecas. E um ingrediente a explorar na preparação de cocktails, com leite ou água com gás e uma rodela de limão. Na cozinha, podem enriquecer bolos, biscoitos ou mesmo pratos salgados. Perfeitos o ano inteiro.
segunda-feira, 1 de outubro de 2012
Sopas outonais
Segunda-feira: Grão com Espinafres | Terça-feira: Cenoura com Agrião | Quarta-feira: Cogumelos com Salsa e Aipo | Quinta-feira: Feijão Manteiga com Batata Doce | Sexta-feira: Alho Francês com Maçã.
Ilustração de Marta Pinheiro.