quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Um trabalho de laboratório 100% natural

"Quando Catarina Portas e João Regal (DeliDelux) inauguraram a marca Quiosque de Refresco, em Abril de 2009, comprometeram-se a recuperar hábitos antigos. Nada mais fiel então do que servir duas clássicas bebidas da infância dos portugueses: groselha e capilé (a primeira bem mais popular, verdade seja dita).
Mas procurar essas garrafas tradicionais foi o mesmo que descobrir um conjunto de compostos artificiais e frases do tipo "bebida não aconselhável a crianças". E por isso, nessa mesma altura, desafiaram Daniel Roldão (responsável pela recuperação dos rebuçados de ovo de Portalegre) a criar cada uma das bebidas em formato 100% natural. Então o que há de novo na história? É que agora elas podem ser compradas em garrafa, com um design apelativo e com um rótulo que ainda tem mais leitura do que um pacote de cereais.
Mas as coisas boas estão só a começar. Se o leitor bem se lembra, é suposto diluir uma pequena porção do concentrado em água. "Uma garrafa dá para 25 copos. Há aqui uma poupança ecológica", diz Catarina Portas. Entre os primeiros copos servidos nos Quiosques e os xaropes originais, fizeram-se várias provas. "O sabor já não é exactamente o mesmo. Foi sendo melhorado, sempre com base nas receitas e livros de culinária antigos", explica a dona das lojas A Vida Portuguesa, onde também se vendem as bebidas.
Daniel Roldão, responsável pela produção dos xaropes confessa que "não foi fácil chegar à receita final. Já é mais um trabalho de laboratório do que de cozinha. Na groselha, por exemplo, era essencial manter a qualidade dos bagos."
E na hora de produção das duas bebidas é a groselha que leva o prémio de mais demorada, logo é a mais cara (14,90€). "Os bagos são apanhados à mão e a bebida é feita sem corantes. É difícil chegar à cor final que tem", diz Catarina Portas. No Capilé, feito de frondos de avenca e água natural de flor de laranjeira, 0 processo é mais simples. É por isso que a garrafa sai mais em conta (10,90€). Já em laboratório estão a ser preparados dois novos xaropes: o de sabugueiro e o de limão. Que devem chegar por altura da Primavera.
Garrafas à venda nos Quiosques do Refresco do Camões, Praça das Flores e Príncipe Real, na loja A Vida Portuguesa e na DeliDelux."
Mariana Correia de Barros, Time Out 19 a 25 Janeiro 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário