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Catarina Portas (que a revista Wallpaper acaba de escolher como exemplo da geração do futuro) e João Regal recuperaram o capilé (e outros sabores caídos em desuso, como a orchata ou o leite perfumado) quando abriram os seus Quiosques de Refresco. Agora associaram-se à fábrica de Portalegre Sabores de Santa Clara (que faz os Rebuçados de Ovo) para lançar em garrafa os Xaropes de Groselha e Capilé. Os rótulos são da autoria do designer gráfico Ricardo Mealha a partir dos desenhos de Lapin, ilustrador francês a viver em Barcelona.
Na fábrica de Portalegre trabalha-se as bagas frescas da groselha (separadas à mão e cozidas num caldeirão) e as frondes de avenca para fazer os xaropes que devem depois ser misturados com água para se transformarem em refresco - cada garrafa de 700 ml permite preparar 25 copos de refresco, diluindo uma porção de xarope em oito de água. Ambos devem ser bebidos frescos, aconselhando-se a que o capilé seja servido com gelo e uma casca de limão. E a promessa é que esta é apenas "a dupla inaugural de outros sabores que se hão-de seguir".
Os Xaropes de Groselha (14,90 euros) e Capilé (10,90 euros) vendem-se nos Quiosques de Refresco do Largo de Camões, Príncipe Real e Praça das Flores, nas lojas A Vida Portuguesa de Lisboa e do Porto, no Delidelux em Lisboa e em diversas lojas gourmet.
Alexandra Prado Coelho, revista Pública, 2 de Janeiro 2011.
O capile' era muito vendido nos bares do Rio de Janeiro até os anos 60.era misturado com aguardente.depois sumiu?Hoje o comercio nem sabe o que é?
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