quinta-feira, 17 de junho de 2010

Lisboa: O Que O Turista Deve Ver


O quiosque do Camões recebe hoje (e até domingo, dia 20) uma produção de André Murraças e da Cassefaz. "Lisboa: O Que O Turista Deve Ver" é um espectáculo-percurso "construído a partir do texto homónimo de Fernando Pessoa", transpondo o texto para o espaço que o inspirou. (...) Adaptando-o teatralmente como um espectáculo-percurso com recurso ao multimédia e onde o público se depara com imagens da altura em formato de fotografia". De forma a que "sinta toda a diferença entre a Lisboa dos anos 20 e a actual", o "contraste entre o passado e o presente, usando um texto de uma época que questiona os nossos tempos."

O livro "Lisboa: O Que O Turista Deve Ver" é uma edição Livros Horizonte de "cerca de 60 páginas descobertas em 1987, publicadas originalmente em inglês por volta de 1925, onde o próprio Fernando Pessoa se transforma num cicerone que passeia o leitor por Lisboa". Da Praça do Comércio ao Campo Grande, o poeta que tão bem conheceu esta cidade vai revelando "pequenas curiosidades associadas a edifícios municipais; acontecimentos históricos são enquadrados no seu espaço da cidade e visitamos ainda cantos e ruas da capital num texto cheio de simplicidade, humor e poesia."

Para este espectáculo-percurso foram seleccionados cinco postos de escutas (montados em cinco diferentes locais de Lisboa) e cada posto tem um encarregado que distribui 10 discman com CDs (entregue a troco do bilhete de identidade do espectador, que é devolvido no final). A partir daí, as vozes de Pedro Ramos e André Murraças (que também assina conceito, dramaturgia, espaço cénico e concepção sonora do projecto) guiam os curiosos pelas ruas desta cidade que nunca nos cansamos de redescobrir.

O espectáculo conta ainda com a participação de vários actores. No Largo do Camões encontram à vossa espera a Joana Barros durante estes quatro dias, entre as 10h00 e as 19h00. E não, não é preciso pagar nada nesta iniciativa, cuja preparação, passo a passo, se pode encontrar no blogue criado para a ocasião. Uma iniciativa que dá um novo significado à expressão "espectáculo itinerante". Para ver Lisboa através do olhos de Fernando Pessoa, porque o turista, afinal, também somos nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário