sexta-feira, 30 de abril de 2010

Desenha-me um Quiosque


REGULAMENTO DO CONCURSO “DESENHA-ME UM QUIOSQUE”

- Integrado nas comemorações do 1º Aniversário da sua actividade, a empresa Quiosque de Refresco Lda leva a efeito um concurso de desenho, aberto ao público em geral.

- O concurso intitula-se “Desenha-me um Quiosque” e decorrerá entre 1 de Maio e 31 de Maio de 2010.

- Para concorrer é necessário enviar um desenho representando um dos três Quiosques de Refresco situados em Lisboa (Praça Luís de Camões, Jardim do Príncipe Real e Praça das Flores) durante o mês de Maio para o endereço de email geral@quiosquederefresco.pt

- O desenho deve ser acompanhado pelos seguintes dados do seu autor:
- nome completo
- idade
- contacto telefónico
- endereço de e-mail
- número de Bilhete de Identidade ou Passaporte.

- Serão aceites desenhos recorrendo a qualquer tipo de técnica e material e qualquer formato. Mas o seu autor deverá ter em conta que, caso vença o concurso, o desenho será editado em formato postal 11 x 16 cm.

- O desenho deverá ser enviado em formato digital (tiff ou jpeg) com as dimensões mínimas 11x 16 cm, resolução mínima de 300 dpi e ficheiro com peso máximo 10 megabytes.

- Só serão aceites desenhos recebidos até às 24h00 do dia 31 de Maio de 2010.

- Cada concorrente poderá enviar o número de desenhos que entender.

- Os desenhos submetidos ao presente concurso serão apreciados por um Júri constituído por Eduardo Salavisa (representante Urban Sketchers Portugal), Ana Vidigal (artista plástica), Ricardo Mealha (designer gráfico) e Catarina Portas e João Regal (representantes do Quiosque de Refresco) que escolherá o melhor desenho representando cada um dos três quiosques.

- A cada um dos três vencedores será atribuído um prémio pecuniário no valor de 1.000€ (mil euros) e um conjunto de material de desenho da linha ArtGraf da Viarco.

- Os desenhos vencedores serão reproduzidos sob a forma de um postal a ser editado e comercializado pela Quiosque de Refresco Lda. A aceitação do prémio implica a cedência total dos direitos de utilização e reprodução do desenho em causa por parte da Quiosque de Refresco Lda, devendo esta assegurar que a autoria do desenho seja identificada.

- O Júri poderá não atribuir qualquer dos prémios se considerar que os trabalhos apresentados não revelam a qualidade exigida. Das decisões do Júri não cabe recurso.

- Os resultados do concurso serão divulgados em quiosquederefresco.blogspot.com e a atribuição dos prémios deverá acontecer até 31 de Julho de 2010.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Fazer notícia


Há um ano atrás, os jornalistas da Visão, da Time Out e do Público não quiseram faltar à chamada e presenciaram a chegada do Quiosque de Refresco ao Camões. "À primeira vista é um simples quiosque. E à segunda ou à terceita também. A diferença está no que vai vender. Refrescos. Sim, nem mais. Limonadas, capilés, groselhas, mazagran ou sandes de bacalhau", segundo as palavras de Sara Rodrigues da Visão. "O leitor já não se deve lembrar, mas há cem anos havia cinco quiosques no Largo Camões" atirava a Time Out. "Durante anos animaram a praça, mas foram fechando até não restar nenhum. E até à última segunda-feira o largo era um deserto. Era, leu bem: acabou-se a secura. Agora há um quiosque de refrescos no Camões."

E Sara Rodrigues esmiuçava... "Os Quiosques de Refresco são uma ideia desenvolvida por Catarina Portas e João Regal que está quase a sair do papel depois de terem ganho em hasta pública, o concurso (refira-se que um dos concorrentes era sueco) para a exploração de três quiosques: Praça das Flores, Praça do Príncipe Real e Praça Luís de Camões em Lisboa. Se os dois primeiros já estavam nos devidos locais, o último, depois de ter estado estacionado no Porto de Lisboa, na Rua Artilharia 1 e, nos últimos 15 anos, no Jardim das Amoreiras, foi recuperado e assentado, na passada segunda-feira, 9, no Camões."

Catarina Portas explicou ao Público que "já tinha esta ideia há algum tempo. Para a concretizar estudei aquilo que os quiosques tinham sido e como se poderiam adaptar aos dias de hoje. (...) João Regal disse que o quiosque estava muito envelhecido. Aproveitámos elementos do original, como a cúpula, mas a base teve de ser refeita." "No trabalho de restauro foi substituída a parte inferior, que estava em tijolo, e descobriu-se que a cúpula é feita em tabuinha como as cúpulas do Campo Pequeno (Praça de Touros)", adiantou Catarina à Visão.

Pode acompanhar a viagem do quiosque até ao Camões no álbum de fotografias do Facebook.


quarta-feira, 28 de abril de 2010

Desenhadores Urbanos


Os Urban Sketchers são gente com um talento mágico para o desenho que gosta de registar no papel os lugares por onde passa. Que mantém um diário mas em versão gráfica e é como se fotografasse dispensando a máquina fotográfica. Este sábado, dia 1 de Maio, convocaram um dos seus encontros para o Largo do Camões, para as 16h00, em parceria com o Quiosque de Refresco.

E porque acreditam, como John Ruskin, que ninguém é "completamente incapaz de aprender a desenhar", encorajam todos, dos entusiastas aos curiosos, a trazer um caderno de capa dura, lápis ou canetas. E deixar-se ficar, a captar a atmosfera do lugar através do traço e da cor. Como já experimentaram o Eduardo Salavisa (imagem superior) e o João Catarino (imagem inferior).

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Programa das festas


No primeiro aniversário dos Quiosques de Refresco convocamos quem gosta de desenhar pela cidades, damos música, servimos muitos refrescos e até vinho fresco.

16h00 Encontro de Desenhadores Urbanos. Os Urban Sketchers são gente que gosta de desenhar os lugares por onde passa. Nesta tarde, reunem-se no Camões. Junte-se a eles ou venha apenas espreitar. Em parceria com urbansketchers-portugal.blogspot.com

18h00 Concerto de Jazz. O Combo da escola de Jazz Luis Villas Boas/Hot Clube de Portugal apresenta um programa que mistura standards com temas de jazz contemporâneo. Em qualquer caso, a promessa de um belo fim de tarde.

Desenha-me um Quiosque. Concurso anual de desenho. Os Quiosques de Refresco promovem um concurso de desenho: basta desenhar um dos 3 Quiosques de Refresco em Lisboa e enviar para geral@quiosquederefresco.pt até dia 31 de maio. O melhor desenho de cada quiosque será editado em postal e recebe um prémio de 1.000 euros.

Sábado 1 de Maio 2010. Praça Luís de Camões, Lisboa.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

O kiosque de Bordalo Pinheiro


Lisboeta nascido em 1846, Rafael Bordalo Pinheiro foi um genial desenhador, gráfico, ilustrador e caricaturista. A ele se deve a criação do Zé Povinho e de revistas como A Berlinda, A Lanterna Mágica, o O Antonio Maria ou A Paródia, em cujas páginas criticava a sociedade do seu tempo. O que o levava aos tribunais, sempre com maior frequência...

"Em vista da alluvião de querellas, com que o santuario do piolho nos distingue, obrigando-nos a estar com um pé em casa e outro na Boa Hora, resolvemos pedir à camara municipal licença para construir no pateo d'aquelle tribunal um kiosque, não para a venda do Antonio Maria, mas para a sua confecção e d'onde nos communicaremos por fios telephonicos com os cartorios dos differentes districtos, sempre que haja processo entre mãos. Sujeitamo-nos da melhor vontade a que o referido kiosque seja vigiado de dia e de noite por todas as auctoridades policiaes cá da terra e pedimos apenas que o serviço seja feito por forma que os frequentadores d'aquelle santuario não confundam o nosso estabelecimento com os kiosques de ferro que por ahi se encontram em algumas praças."

Retirado de "Rafael Bordalo Pinheiro Fotobiografia" de João Paulo Cotrim. Edição Assírio & Alvim, El Corte Inglés, CML / Museu Rafael Bordalo Pinheiro.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Quiosques para Desenhar


O Quiosque de Refresco está a preparar um concurso muito original para comemorar o primeiro aniversário. Chamámos-lhe "Desenha-me um Quiosque" e contamos com a parceria dos Urban Sketchers Portugal. O desafio é simples: apareçam dia 1 de Maio, às 16h00, no quiosque do Camões. Tragam lápis ou caneta, caderno, sede e... inspiração quanto baste. Mais informações em breve.

Créditos: fotografias de Bruno Simão e Nuno Pereira, respectivamente.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Aliadas coloridas


O tempo até pode estar contra nós, mas podemos sempre contar com a sopa, essa aliada colorida contra os dias cinzentos. Por isso, hoje é dia de Creme de Courgette. Terça há Cenoura, quarta há Grão com Espinafres. Na quinta chegam os Cogumelos e na sexta os Bróculos (na imagem, por Ricardo Santeodoro). Aliadas deliciosas, todas elas, que aquecem e reconfortam.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

A alma do refresco


Em altura de aniversário, o Quiosque ergue o seu copo de refresco para brindar. E agradecer a todos quantos se envolvem nesta aventura deliciosa connosco todos os dias.

A toda a equipa, que não podia ser mais dedicada e encantadora. Que dá o litro (e não só em forma de bebida...) e com quem é um verdadeiro gosto trabalhar.

E a todos os clientes, cúmplices e amigos que nos confiam a sua fome, a sua sede e as suas histórias. Obrigado por virem, tornarem e darem alma a este espaço que é de todos. Voltem sempre...

Créditos: a fotografia é de Bruno Simão.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Um ano a matar a sede



Há um ano a Praça do Camões enchia-se de curiosos, amigos e jornalistas. Para presenciar a inauguração dos quiosques e bebericar os nossos refrescos. Para matar a sede de tradição e redescobrir os velhos sabores lisboetas.

Esteve lá a Rosa Pomar do blogue A Ervilha Cor de Rosa, a desejar sucesso (segunda foto). E a Paula Lobo, do DN, a noticiar o evento (primeira foto). "Há limonada chic a 1,60 euros, capilé a 1,20 euros e mazagrã a 1,50. A lista de bebes também inclui "leite perfumado" com canela e limão, orchata (leite com pasta de amêndoa), cafés, águas, ginjinha, Moscatel, Porto e Licor Beirão. No menu dos comes há empadas de galinha, sanduíches de bacalhau com grão, minipastéis de nata ou queijadas de Sintra. Tudo produtos portugueses, tudo sabores tradicionais - eis a oferta dos três Quiosques de Refresco inaugurados ontem em Lisboa."

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Broa comó milho


Aromáticas e gostosas. São assim as sopas da semana, aqui na perspectiva da câmara do Ricardo Santeodoro. Hoje há creme de Feijão Verde. Terça de Alho Francês. Quarta de Feijão Branco com Presunto. Quinta de Ervilhas e sexta de Abóbora. Como sempre, acompanhadas da bela da broa de milho.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Quiosques Revisitados



De uma para outra peça de museu, descobrimos estas imagens do Arquivo Fotográfico no blogue Lisbon Revisited. A lembrar os dias em que a Praça do Camões tinha muito refresco para oferecer - alturas houve em que coabitaram ali cinco quiosques. Com soluções mais ou menos engenhosas de sabor e de sombra...

De importação francesa, o primeiro “kiosko” lisboeta estabeleceu-se no Rossio em 1869. Chamava-se “Elegante” mas logo a arraia-miúda que o começou a frequentar o alcunhou “A Bóia”: uma metáfora certeira para este ponto de paragem sempre aberto e disponível, socorrendo com uma bebida fresca os passantes. Em 1900, espalhavam-se já por toda a cidade vendendo os refrescos tradicionais que os celebrizaram: limonada, orchata, groselha ou capilé.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Em primeira mão



A peça noticiosa da Lusa, via RTP, sobre o Quiosque de Refresco, do dia 3 de Abril de 2009. Já quase uma peça de museu...
"Os novos estabelecimentos resultam de um minucioso trabalho de remodelação de três estruturas degradadas, onde foram investidos 60 mil euros. O que deu mais trabalho foi o do Largo de Camões, que estava nas Amoreiras e estava muito estragado. A base era em tijolo e não tinha graça nenhuma, optámos por refazer essa parte. No Príncipe Real, substituímos as janelas de alumínio por outras de madeira, conta a jornalista.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Imagens de Quiosques


E era assim que há um ano, mais coisa menos coisa, Catarina Portas apresentava este projecto que é o nosso, dos quiosques, ao programa Imagens de Marca. Como é engraçado olhar para trás, ao fim de um ano a matar a sede dos lisboetas...

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Foi há um ano


O Quiosque de Refresco prepara-se para comemorar o primeiro aniversário. Parece mesmo que foi ontem. Mas era Abril e corria o ano da graça de 2009, quando reabrimos os quiosques do Príncipe Real, da Praça das Flores e vimos um terceiro aterrar no Camões, qual objecto identificado mas também muito desejado. Foi quase um ano a recuperar uma tradição lisboeta; de espaço, tempo e sabor.

Os Quiosques de Refresco regressaram à cidade, ocupando antigos quiosques, escrupulosamente recuperados, no Largo Camões, no Jardim do Príncipe Real e na Praça das Flores. Com o encanto de outrora, oferecendo uma selecção das especialidades e marcas portuguesas mais irresístiveis e um serviço adaptado à vida contemporânea. Seja servido.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Chocolate com história



Foi Manuel Bastos quem concebeu esta ideia gulosa: a de criar uma fábrica de confeitaria no coração do Porto. Que haveria de se tornar uma referência da cidade e um ponto de encontro da alta sociedade da época. Desde 1933 e agora nas mãos da terceira geração da família, a Arcádia continua a deliciar portuenses (e não só) com os seus chocolates, amêndoas e drageias artesanais, feitos com base em receitas antigas.


Em 2008, para comemorar os 75 anos da casa, a Arcádia lançou um produto “diferente e arrojado”, em forma de tablete. O chocolate com recheio de biscoito que se encontra no Quiosque de Refresco. Que, como todos os outros chocolates da marca são preparados com os melhores ingredientes, abdicando de corantes e conservantes. E que é uma especialidade de lamber os beiços, crocante e sedosa. Como a Páscoa deve ser.