quinta-feira, 19 de junho de 2014

Da árvore até à garrafa, assim se faz a nossa limonada

A Sabores Santa Clara quis pôr Rabacinas no  mapa. No mapa do refresco nacional, que também é de valor. E foi ali,  naquela encruzilhada que deixa Castelo Branco para um lado e aponta a  direcção de Lisboa para o outro, Proença-a-Nova mais precisamente,  e ao seu terreno fértil em verdejância, que foi buscar aqueles que se  encontram entre os melhores, mais sumarentos e saborosos, limões  portugueses. Contrariando a tendência corrente dos mercados de fruta  normalizada, de tamanhos uniformizados, sem especial atenção ao sabor,  que leva tantos nacionais a preferir o fruto espanhol, a Sabores Santa  Clara teimou que não havia de ir por ali. Que o tamanho e a rugosidade  pouco importam. Que o que mais interessa é o abundante sumo, a perfumada  casca, a generosidade do fruto. Que continua a ser colhido à mão e  transportado para Portalegre, onde é lavado e tratado de forma a manter  as suas características mais dignas. E que acaba dentro de uma garrafa  num xarope tão deliciosos como vitaminado, pronto a usar o ano inteiro. E  que mata a sede como nenhum outro





































terça-feira, 17 de junho de 2014

"Cutting-edge Lisbon"


Catarina "Portas, too, is responsible for rejuvenating Lisbon's Quiosques de Refresco. These beautiful refreshment kiosks are dotted around the city centre - at Largo Camoes, Jardim do Principe Real and Praça das Flores. During the 19th century, these were an important part of Lisbon but were gradually abandoned and had fallen into disrepair. That is, until Portas decided to revitalise them. These days, the spruced-up kiosks serve up old-time refreshments including leite perfumado (perfumed milk), iced tea, horchata (almond milk) and traditional lemonade."

Kate Armstrong
Lonely Planet

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Santo Florido


O Santo António também é altura de celebrar a vizinhança, partilhar mesas de refeição e passos de dança. O Quiosque das Flores está tão encantado com a proximidade da Peixaria Centenária que quer celebrar com ela o padroeiro de Lisboa (e dos casadoiros). E para tornar a coisa ainda mais interessante (ou perverter o curso natural das coisas, que também tem o seu interesse) decidimos inverter os papéis: o quiosque vai assar sardinhas e a peixaria vai servir as bebidas.

Dias 12,13 e 14 de Junho, entre as 18h00 e as 24h00, vai haver comes, bebes e animação na Praça das Flores. Ou se quiserem, fazemos um arraial alternativo de bairro. Confirma-se: este ano "O Santo António Vai às Flores"!

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Visão de xarope

Ah, e tal, parece que a Espanha tem novo rei. E que se perfilam os "candidatos ao trono socialista". E que, porque já vai fazendo calor, importa destacar "as melhores praias para este Verão". Mas, se querem saber a nossa opinião, o verdadeiro achado da revista Visão desta semana não é um, são dois, e estão aqui: os novos sabores de Xarope do Quiosque de Refresco. Limão e Tomilho-Limão, qual deles o melhor, a dúvida persiste. E você, já provou?