sexta-feira, 28 de Junho de 2013

Desenho de quiosque

Há vida nova no Largo de São Paulo na forma de um quiosque restaurado que urge redescobrir. Ou não estivessem as temperaturas de sábado e domingo mesmo a pedir cerveja e refresco. Bom fim-de-semana!

quinta-feira, 27 de Junho de 2013

Lisbon: when a city loves tradition


"(...) the historical Quiosques de Refrescos – commercial stands from the 19th century that are located at public places in the city. There, enjoying traditional drinks like leite perfumado, milk laced with cinnamon, lemon and sugar, people refresh themselves. “Why drink Coca Cola if you are able to support your own country so deliciously?” asks customer José Silva as he enjoys his beverage." Katja Vogt, CulTour.

terça-feira, 25 de Junho de 2013

Cinco dias, cinco sopas

Semana nova, sopas novas. Cinco dias para saborear de forma cremosa e vitaminada, sempre com uma fatia de broa de milho. Bons apetites!

Segunda-feira: Grão com Espinafres. Terça-feira: Cenoura com Agrião. Quarta-feira: Cogumelos com Salsa e Aipo. Quinta-feira: Feijão Manteiga com Batata Doce. Sexta-feira: Alho Francês com Maçã.

sexta-feira, 21 de Junho de 2013

Xaropes na Monocle

Os Xaropes do Quiosque de Refresco voltam a ser mencionados nas páginas da revista britânica Monocle, que também é uma referência de bom-gosto a nível mundial. "Basta misturar o xarope com água e terá de imediato um chá gelado estimulante"."

The Monocle Food and Entertaining Guide 2013. We present everything you'll need for dining out or dining in, from food markets to restaurants and recipes to wine lists, plus some tips from the people in the know.

Delidelux | Lisbon. Less than 10 years ago, the DeliDelux store at Lisbon's riverside was an abandoned early 20th century warehouse. Rehabilitating it was João regal's first idea. Only later did the 39-year-old architect (pictured) think of associating it with his passion for eating and drinking. In 2005, along with his brother and another partner, they opened Portugal's first modern delicatessen. They wanted to import rare French, italian and British products and sell the best national delicacies.

DeliDelux stocks about 2,000 products, including pink salt from the Himalayas. Half the products are wines, 800 of them Portuguese. Every Thursday they host a wine tasting where producers meet potential clients. The cafeteria's menu includes gourmet cheese and sausage plates. Many guests "are not the typical wine store regular", Regal says, "but when they want a nice wine they come here." - delidelux.pt

Top products:

Taylor's Scion. 1855 Tawny Port, until recently passed down as a family reserve - now a collector's item.

Tricana. Sold with the Conserveira de Lisboa stamp since 1942, the tinned Portuguese sardines in spicy olive oil are a bestseller.

Quiosque de Refresco. Just mix the cordial syrup with water and you'll have an instant stimulating iced tea.

quinta-feira, 20 de Junho de 2013

Cantigas no quiosque

Marquem nas vossas agendas, esqueçam aquilo que já tivessem planeado, o sábado ao fim do dia é no Quiosque do Refresco do Príncipe Real. Às 18h30, mais precisamente, os artistas do Teatro da Politécnica vêm tocar canções do espectáculo "Cantigas de uma Noite de Verão (Uma Peça de Amores e Desencontros". Que é outra forma de dizer que Andreia Bento, Pedro Carraca e Miguel Fevereiro vêm dar-nos música recheada de humor.

Quiosques na ponta dos dedos

Da série "quando os bloggers fazem futurologia". Ou como o repto lançado em 2009 por Sancha Trindade (Lisboa na Ponta dos Dedos) se está a concretizar agora.

"estão lá todos: o capilé, a gasosa, a ginja, o pirolito e até a castanheira. o quiosque fica na praça mais bonita e mais maltratada da cidade, a Praça de São Paulo. Catarina e João, para quando mais uma recuperação a juntar aos vossos feitos estóicos por Lisboa?"

"O Verão reconhece os viajantes que percorrem as colinas, enquanto a cidade flutua com a brisa atlântica a arejar as esquinas da cidade. “Mas e o refresco, onde está o refresco?” Os quiosques devolvidos à cidade - nas Praças do Camões, Praça das Flores e Praça do Príncipe Real - marcam ponto de encontro com bebidas inspiradas em receitas centenárias. Confeccionadas com menos açúcar, a limonada chic, a famosa orchata, o chá gelado com jasmim ou o capilé são escolhas geniais para quem deambula pelas calçadas portuguesas."

Sancha Trindade | Lisboa na Ponta dos Dedos

quarta-feira, 19 de Junho de 2013

Pirolito de cerveja

E finalmente é possível beber uma imperial num Quiosque de Refresco! Em São Paulo, cá na cidade.

Foto tirada d' O Blog Azul Turquesa.

terça-feira, 18 de Junho de 2013

Sai um pirolito para Lisboa!

Quem o viu e quem o vê. A partir de hoje, depois de um amoroso trabalho de recuperação e ainda com alguns pormenores para afinar, o quiosque do Largo de São Paulo reabre ao público, de cara lavada e cores vibrantes.

Com o menu dos nossos quiosques, que aposta nos refrescos de sempre, nas bebidas nacionais e numa oferta de doces e salgados que vai dos pastéis de feijão às empadas de carne, mais as deliciosas sopas caseiras.

Mas este tem uma novidade acrescida e grandemente solicitada: serve cerveja. Mais uma razão para brindar ao novo membro da família Quiosque de Refresco - que nós já tratamos carinhosamente por "Pirolito". Mais uma achega na recuperação de uma tradição lisboeta, de espaço, de tempo e de sabor.

segunda-feira, 17 de Junho de 2013

Saramago no grande ecrã

"No próximo dia 18 de Junho, na data que assinala os três anos sobre a morte do escritor José Saramago, será exibido em simultâneo o filme "José e Pilar" em vários Cineclubes de Portugal, bem como a versão integral (director's cut de 5 horas), na sede da Fundação Saramago, em Lisboa, das 12h30 às 17h30." Fundação José Saramago

Sopa, vitamina e alegria

Caminhamos rapidamente por Junho adentro, entre a procura do equilíbrio pós-festas e o frémito de um quiosque novo que vem juntar-se à família. A melhor maneira de sobreviver a tudo isto é mantendo os níveis de vitaminas. E alegria, claro. Segunda-feira: Abóbora com Laranja Terça-feira: Couve Flor com Hortelã Quarta-feira: Ervilhas com Coentros Quinta-feira: Feijão Branco com Repolho Sexta-feira: Curgete com Queijo

domingo, 16 de Junho de 2013

terça-feira, 11 de Junho de 2013

Sopas festivas

Porque uma pessoa precisa de alguma força e muita vitamina para enfrentar uma semana de festejos pela cidade inteira e os bairros populares em particular, nós contribuimos com as sopas para baber da semana. Sempre acompanhada da deliciosa broa de milho.

Segunda-feira: Grão com Espinafres. Terça-feira: Cenoura com Agrião. Quarta-feira: Cogumelos com Salsa e Aipo. Quinta-feira: Feijão Manteiga com Batata Doce. Sexta-feira: Alho Francês com Maçã.

quarta-feira, 5 de Junho de 2013

Retrospectiva-mente

Já circulam pelos quiosques as mangas que lhe podem dar entrada grátis para UMA RETROSPECTIVA de Mariana T. Barros e Raquel Castro. Exposição/performance que também é a primeira criação conjunta da dupla. "Unidas por uma necessidade de resistência contra o desencantamento fulminante, Mariana e Raquel assumem-se Wannabes™, dão o corpo ao manifesto, minam a cidade, lançam os foguetes e apanham as canas."

Para ver a partir de hoje e até dia 15 de Junho, de quarta a sábado, às 21h30 no Negócio da Zé dos Bois. Os quiosques têm entradas para oferecer, na forma das mangas dos nossos copos. É manter os olhos bem abertos e o corpo refrescado. Exposição/performance para ver na ZDB até dia 15 de Junho. De quarta a sábado, às 21h30. Toda a informação, aqui.

terça-feira, 4 de Junho de 2013

Público somos todos

Venham daí, ser Público também. "Dividido em três tempos distintos, O PÚBLICO começa no São Luiz, continua no Largo de Camões e vai terminar no Teatro do Bairro. Como se o teatro e o seu público pudessem, nesse movimento, encontrar o sentido que os une: entre o «teatro ao ar livre», espécie de divertimento inconsequente, espaço da ilusão e das convenções, e o «teatro debaixo da areia», ou o teatro da verdade nua e crua, uma espécie de laboratório crítico de nós mesmos."

O quiosque do Camões apanha o embalo do percurso e associa-se à encenação de António Pires do texto de García Lorca, na estrutura montada junto da nossa esplanada. A não perder todos os dias (excepto 12) a partir de amanhã e até 16 de Junho, sempre às 21h00. Toda a informação, aqui.

"Podíamos chamá-lo de teatro em movimento, já que os espectadores terão de percorrer três locais diferentes. Tudo começa no São Luiz, aquele que será um teatro convencional, mas que vai obrigar o público a ocupar o palco e não a habitual plateia. Aqui será o primeiro «tempo» do espectáculo. Depois deste, segue-se rua fora até ao Largo Camões, e é ali, ao ar livre e sob a lua, que decorre o segundo «tempo» da peça. Até quem por ali passa poderá assistir, se bem que, como perdeu a primeira parte, ficará um pouco descontextualizado. Mas, quem sabe, não fará uma nova leitura do espectáculo? Terminada a acção, o próximo destino é o Teatro do Bairro, sala mais alternativa, onde o espectador ocupa o seu lugar legítimo na plateia e respira um ambiente mais intimista. Experiência a não perder!" Sónia Castro, Le Cool Lisboa.

Entre os destaques lisboetas da Scanorama

"For an espresso, meat empanada or sweet pastry on the go, the three Quiosque de Refresco street kiosks (try the one in the Príncipe Real park) serve traditional bite-size food and refreshments. Favorites include leite perfumado (iced milk with cinnamon and lemon) and mazagran (sweetened iced coffee with a lemon slice)." City Guide Lisbon: The top spots to sleep, eat, shop and sip a sundowner in Portugal's capital Edited by Ivan Carvalho Scanorama, Junho 2013