quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Um quiosque bairrista

O Quiosque de Refresco do Príncipe Real é uma das imagens de Portugal na FITUR 2013. A provar o quão doce é "a vida num bairro lisboeta".

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Enamorados por Lisboa

Aproxima-se o dia mais romântico do ano e, uma vez que os namorados já se têm uns aos outros, alguém tem que pensar nos corações desirmanados, qual chávenas à procura do seu pires ou pastel de nata em busca do vital toque da canela. O quiosque é tradicional mas não fica indiferente às modernices dos seus dias e organiza um evento de "speed dating", com uma diferença, aberto às diferentes orientações sexuais. O quiosque do Largo do Camões vai receber os heterossexuais, o do Príncipe Real vai ser dedicado aos homens que gostam de homens e o Quiosque lilás da Praça das Flores às raparigas que suspiram por outras raparigas. Queremos celebrar todos os amores contidos na palavra Amor.

Para soltar a timidez, nós fornecemos a ginginha. Um despacho a desprender a língua, ao contrário do seu processo de maceração, que é tudo menos rápido. As ginjas repousam preguiçosamente durante quatro meses em águardente, açúcar, água e canela até se tornarem num preparado deliciosamente doce sem enjoar, uma bebida antiga, que está para a cidade de Lisboa como o vinho do Porto para a Invicta e reconquista todos os dias adeptos nacionais e estrangeiros. É com ela que brindaremos no dia 14 de Fevereiro, aos amores futuros e ao futuro do Amor.

Tudo o que têm de fazer é aparecer num dos nossos quiosques, entre as 17h00 e 19h00 do dia de São Valentim. Nós fornecemos os copos para brindar e os cronómetros, porque acreditamos que o amor também pode ser instantâneo. Basta juntar... ginginha!

AMOR INSTANTÂNEO. 14 de Fevereiro de 2013, das 17h00 às 19h00. Dia dos Namorados no Quiosque de Refresco. Largo Camões | GPS 38.710617,-9.143296. Jardim do Príncipe Real | GPS 38.71623,-9.147915. Praça das Flores | GPS 38.715089,-9.15159

"A iniciativa Enamorados por Lisboa está de volta à capital em 2013, de 14 a 17 de Fevereiro, com um conjunto de propostas que tornam a cidade mais romântica. A oferta é variada e decorre nas praças, jardins, quiosques e esplanadas, com exposições, concertos, visitas guiadas e demonstrações gastronómicas, entre outras atividades, em que os temas do amor e da paixão estarão sempre presentes." Todo o programa, aqui.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

As sopas dos dias, todos os dias

Segunda-feira: Abóbora com laranja. Terça-feira: Couve Flor com Hortelã. Quarta-feira: Ervilhas com Coentros. Quinta-feira: Feijão Branco com Repolho. Sexta-feira: Courgete com Queijo. Sempre com uma fatia da nossa dourada broa de milho. Bom apetite, para a sopa e a semana!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

É a cultura, quiosqueiro!

Para marcar já na agenda: 10 de Março é dia de descobertas. Com uma visita guiada, cortesia do quiosqueiro-mor e arquitecto João Regal, às nossas refrescantes estruturas.

"Todos diferentes, todos iguais, os quiosques da Praça Luís de Camões, do Jardim do Príncipe Real e da Praça das Flores vieram dar cor e personalidade a Lisboa.

A ideia de Catarina Portas e João Regal de recuperar o conceito dos populares quiosques de refrescos dos séculos XIX e XX caiu que nem uma luva na capital e hoje os quiosques já fazem parte da paisagem urbana e social da cidade. Desde o século XIX que estas construções estilo Arte Nova conquistaram a cidade. Desde o século XIX que estas construções estilo Arte Nova conquistaram a cidade. Cada um tinha a sua especialidade: flores, tabaco, jornais, gelados, café e refrescos. Importantes pontos de encontro, que com o passar do tempo foram perdendo importância e degradaram-se. Em abril de 2009 e após largos meses de recuperação, os quiosques reapareceram em força em Lisboa e de cara lavada. O Quiosque do Príncipe real realçou o seu cor-de-rosa original, o das Flores foi torrado a mármore branco e ganhou uma cúpula beringela e o do Camões veio das Amoreiras e aterrou de grua no centro da cidade. Agora as suas esplanadas pululam de gente e convidam a um copo e dois dedos de conversa. Ninguém lhes fica indiferente."

Guia: João Regal | Anísio Franco. Horário 10h. Duração: manhã. Limite: 45 pessoas. Local de encontro: Jardim do Príncipe Real, junto ao quiosque cor de rosa." Uma iniciativa Quiosque de Refresco / Centro Nacional de Cultura.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Para uma semana cremosa

Foi-se o temporal, chegaram as reconfortantes sopas de fazer saltar a tampa. Servidas em copo, para bebericar na esplanada ou enquanto se ruma a outro destino, cremes acompanhados de uma fatia de broa de milho. A semana está servida:

Segunda-feira: Grão com Espinafres | Terça-feira: Cenoura com Agrião | Quarta-feira: Cogumelos com Salsa e Aipo | Quinta-feira: Feijão Manteiga com Batata Doce | Sexta-feira: Alho Francês com Maçã.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

O quiosque vai ao teatro

Os ingleses têm a expressão "something to look forward to" e é importante que, apesar de tudo, haja projectos estimulantes a deixarem-nos com água na boca para 2013. Como a peça "Público", que vai envolver o Quiosque de Refresco. "O texto é de Federico García Lorca e, apesar de estar previsto como programação do São Luiz, ameaça sair para a rua. Entre os dias 5 e 16 de Junho, a encenação de António Pires junta-se às Festas de Lisboa e aos Quiosques de Refresco e vai decorrer sempre em três tempos e três locais ao mesmo tempo."

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

São horas de uma pausa...

com uma sombrinha da Regina.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Resoluções de ano novo

... ir mais vezes ao Mercado de São Bento e trazer flores para acompanhar o capilé.
... explorar afincadamente os antiquários da Rua de São Bento.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Grão a grão...

... que é como quem diz sopa a sopa, enche a semana o papo. Sempre acompanhada da deliciosa broa de milho. Bom apetite!

Segunda-feira: Grão com Espinafres | Terça-feira: Cenoura com Agrião | Quarta-feira: Cogumelos com Salsa e Aipo | Quinta-feira: Feijão Manteiga com Batata Doce | Sexta-feira: Alho Francês com Maçã.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Tempo frio, vinho quente

"Os copos de vinho quente nos quiosques de Catarina Portas são servidos (...) com uma daquelas mangas de cartão que não deixam queimar as mãos e nos fazem acreditar que estamos numa qualquer grande metrópole europeia. Claro que o conteúdo, apesar de adoptar uma receita estrangeira, é bem nacional. Leva vinho português e as especiarias do costume na constituição. (...) há copos mais pequenos (sem manga) a 0,90€. E pode sempre acompanhá-lo com as queijadas, os mini-travesseiros ou as deliciosas empadas. Preço: 1,95€. Praça das Flores, Jardim do Príncipe Real e Largo de Camões." Mariana Correia de Barros, Time Out.

Artesãos musicais

Hoje o "artesanato sonoro" sobe ao palco da ZDB: Minta & The Brook Trout são os artesãos de notas musicais de influência folk e pop que se ouvem a partir das 22h00.
"Artesanato sonoro. A ideia poderá soar forçada e alguns poderão mesmo questionar se toda a música não será isso mesmo. No entanto, pairam delicadeza e destreza em doses pouco habituais sobre a obra de Minta & The Brook Trout. Uma realidade apenas equiparável à arte do artesão que alia uma considerável sensibilidade à sua constante experiência. Na verdade, essa procura de algo tão único quanto genuíno provoca simplesmente uma entrega total ao processo de criação e um cuidado extra com os detalhes.

Desde cedo que Francisca Cortesão deu razões suficientes para acreditarmos na sua capacidade de criar canções eternas. Enquanto Minta, tem vindo a apurar cada momento de composição. Fá-lo rodeada de gente próxima do seu mundo, próxima de si. Manuel Dordio, Nuno Pessoa e Mariana Ricardo (dos icónicos Pinhead Society) são os The Brook Trout, a que se acrescenta ainda a uma mão cheia de outros colaboradores ocasionais, cuja presença se escuta ao longo do último álbum ‘Olympia’. Dez polaroids em família, onde se retraram as paisagens folk e pop que surgem deste encontro. Ecoam discretamente referências como Julie Doiron, Mount Eerie ou Elliott Smith e atinge-se um grau de elegância que tantas vezes se anseia e não se encontra. Os arranjos vocais e instrumentais alinham-se de forma a não deixar nada entregue ao mero acaso. Principalmente quando se pode extrair tanto dos pormenores. E é neste sentido que a música de Minta & The Brook Trout sai do canto escuro para se revelar timidamente na mais solarenga luz. Um conforto que se saboreia sem o menor receio da eventual monotonia que daí poderia advir.

Uma actuação que transportará estas e outras impressões para o palco, o local mais sagrado de um músico. É unânime que melhor que admirar o objecto, é admirar o instante em que o artesão cria o objecto." NA

Formação: Francisca Cortesão: voz, guitarra acústica. Mariana Ricardo: voz, baixo, ukulele. Manuel Dordio: guitarra eléctrica, lap steel. Nuno Pessoa: bateria, percussão, voz. João Cabrita: saxofone barítono. Ian Carlo Mendoza: vibrafone e percussão.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Verde, que te quero verde

Resoluções para o ano novo: desfrutar das coisas belas e boas que nos rodeiam. E vocês, quando foi a última vez que foram ao Jardim Botânico?