segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Sopas em trânsito

Já partiu da cozinha central para os nossos quiosques a deliciosa e fumegante sopa do dia, onde brilham a Cenoura e o Agrião. Amanhã será dia de Cogumelos com Salsa e Aipo, na Quinta-feira há Feijão Manteiga com Batata Doce e na Sexta Alho Francês com Maçã. Sempre acompanhadas de uma fatia da radiosa broa de milho. Boa semana, bom apetite!

sábado, 27 de outubro de 2012

Conversa rente ao escritor

A propósito do lançamento do livro Mazagran de José Rentes de Carvalho, esta tarde houve conversa no Quiosque de Refresco do Príncipe Real. O autor não pode sentar-se à mesa connosco mas Margarida Ferra (da Quetzal Editores) e os críticos literários Isabel Lucas e João Bonifácio levaram-nos numa viagem de Trás-os-Montes à Holanda, passando pelo Brasil, a propósito da sua obra notável. António Pedro Vasconcelos e Rui Lagartinho também falaram da sua convivência com o escritor e todos os presentes desfrutaram do mazagran em versão refresco. E venderam-se livros, muitos deles autografados por Rentes de Carvalho; "romeiro sem romaria."

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Crónicas para beber

"A verdade continua a não ser o mais importante. Importante é o jogo que vai mantendo com a memória para o qual o autor convoca o leitor enquanto lhe serve um mazagran.

A bebida, uma das preferidas no Magrebe, dá o nome ao mais recente livro de José Rentes de Carvalho (Vila Nova de Gaia, 1930) publicado em Portugal, um conjunto de "recordações e outras fantasias" em formato de crónica, metade das quais epistolares, ao longo do qual o escritor expõe ideias e faz confissões, numa conversa onde quase se consegue escutar a respiração de quem as lê.

De preferência na companhia de um mazagran: "um copo grande cheio até mais de um terço com café forte, um volume igual de água gasosa, muito açúcar, uma rodela de limão", e "quando o Profeta abranda a sua vigilância junta-se-lhe um cálice de conhaque"."

Da recensão de Isabel Lucas no ípsilon de sexta-feira passada. A crítica literária estará no Quiosque de Refresco do Príncipe Real, com o colega João Bonifácio, para apresentar o último livro de José Rentes de Carvalho. No sábado, às 16h00.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

O Variações da escrita

José Rentes de Carvalho nasceu em 1930, em Vila Nova de Gaia, onde viveu até 1945. Obrigado a abandonar o país por motivos políticos, viveu no Rio de Janeiro, em São Paulo, Nova Iorque e Paris. Em 1956 passou a viver em Amesterdão, na Holanda, como assessor do adido comercial da Embaixada do Brasil. Licenciou-se (com uma tese sobre Raul Brandão) na Universidade de Amesterdão, onde foi docente de Literatura Portuguesa entre 1964 e 1988. Em 2012 foi galardoado com o Grande Prémio de Literatura Biográfica APE/Câmara Municipal de Castelo Branco 2010-2011 com o livro "Tempo Contado."

«Uma das maiores surpresas literárias recentes.» Filipa Melo, Sol

«Uma escrita que pede meças aos grandes mestres da nossa língua e atinge por vezes a qualidade narrativa dos grandes escritores» António-Pedro Vasconcelos

“Mesmo quando não se trata de um romance, registo em que o autor é magistral, o melhor de um livro de Rentes de Carvalho é tudo. A escrita elegante, a bagagem lexical digna de um Aquilino em trânsito pela cidade ou a semântica com sentidos que se estendem para lá do óbvio. E depois há a ironia, o humor refinado, o tom tão cosmopolita quanto telúrico, provável eco da constante divisão do autor entre Trás-os-Montes e a Holanda. Esse eco, de certo modo, faz de Rentes de Carvalho um António Variações das letras – com Braga em Estevais de Mogadouro e Nova Iorque em Amesterdão –, capaz dos parágrafos mais elaborados mas com a exuberância disfarçada de contenção, como quem se limita a estar à conversa numa mesa de café, esbanjando elegância e cultura em doses generosas e discretas.Sara Figueiredo Costa, Time Out.

Rosa sobre quiosque... rosa

Os quiosqueiros gostam sempre de receber a visita dos vizinhos e amigos, como o Maurício Fernandes d' O Nome da Rosa. Aqui numa produção com Lavradio Design para a Lisbonweek. O ano inteiro, belíssimas flores ao atravessar da rua...

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Apresentação no Príncipe Real

O LIVRO DO DIA TSF: O mazagran, é sabido, é uma bebida. Neste caso, explica o autor, é também um convite. Rentes de Carvalho convida os leitores para se sentarem com ele à mesa para uma amena cavaqueira. Sirva-se então o mazagran: «um copo grande cheio até mais de um terço com café forte, um volume igual de água gasosa, muito açuca, uma rodela de limão.» E acrescenta Rentes de Carvalho, dado que esta é uma bebida muito popular no Magrebe: «Quando o Profeta abranda a sua vigilância junta-se-lhe um cálice de conhaque. Bebe-se quente no inverno e quase gelada nos dias de calor.»

Um Mar de Xarope

Quando o Pato Lógico lançou o livro MAR n' A Vida Portuguesa, o Quiosque de Refresco não podia deixar de estar presente. Porque o xarope é o sabor do Verão.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Mazagran, do que se lê

Que haja mazagran no quiosque já não é novidade para ninguém. Daquele que se bebe, refresca e dá energia o ano inteiro. Mas este sábado temos uma novidade: Mazagran que se lê. Às 16h00 venha ouvir os críticos literários Isabel Lucas e João Bonifácio discorrer sobre esta e outras obras de um autor maior das letras portuguesas: José Rentes de Carvalho. Altamente aconselhável até mesmo a quem não se dá bem com a cafeína.

Quiosque de cultura

Eduardo Jordão veio dar música ao Quiosque de Refresco do Príncipe Real no sábado passado, como documentam as fotografias de João Pacheco. Fiquem atentos porque as actividades culturais nos quiosques vão ser cada vez mais frequentes. E já no próximo sábado, temos a apresentação do livro Mazagran, às 16h00.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Mazagran no quiosque

Descoberto primeiro pelos holandeses, José Rentes de Carvalho conquista cada vez mais compatriotas com a sua escrita generosa e autêntica. Esta semana regressa às raízes para lançar o último livro, uma compilação de crónicas (e "Recordações & outras fantasias").

Quem andar pela zona do grande Porto não deve faltar à Biblioteca Municipal Florbela Espanca, esta sexta-feira, dia 26 às 18h30, para uma oportunidade rara de beber da sua sabedoria. Já em Lisboa, o livro será apresentado pelos críticos literários Isabel Lucas e João Bonifácio, no sábado, dia 27 às 16h00. No Quiosque de Refresco do Príncipe Real. Ou não fosse o título "Mazagran".

A semana em sopas

Sabem bem, fazem crescer (em toda e qualquer idade) e trazem como bónus acrescido a sensação de abraço que vem de dentro e é impagável em dias como o de hoje.

Senhores e senhoras, as sopas da semana: Segunda-feira: Grão com Espinafres | Terça-feira: Cenoura com Agrião | Quarta-feira: Cogumelos com Salsa e Aipo | Quinta-feira: Feijão Manteiga com Batata Doce | Sexta-feira: Alho Francês com Maçã.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

A volta ao mundo pela ilustração

O ilustrador Lapin (um dos vencedores do nosso concurso Desenha-me um Quiosque e criador dos rótulos dos Xaropes de Refresco) vem a Lisboa apresentar os seus últimos diários gráficos. Todos à Ler Devagar em Alcântara, hoje às 19h00!

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Sopas de fazer saltar a tampa

Segunda-feira: Grão com Espinafres. Terça-feira: Cenoura com Agrião. Quarta-feira: Cogumelos com Salsa e Aipo. Quinta-feira: Feijão Manteiga com Batata Doce. Sexta-feira: Alho Francês com Maçã.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Xaropes no coração

Os xaropes de Groselha e Capilé não podiam faltar num Portugal no Coração especial Tradições, em que Catarina Portas teve oportunidade de explicar a logística de funcionamento dos quiosques. E revelar que há outros sabores a caminho, em breve. Para ver ou rever por volta do minuto 35 (mais coisa menos coisa) da terceira parte.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

A semana em sopas

Segunda-feira: Abóbora com Laranja Terça-feira: Couve Flor com Hortelã Quarta-feira: Ervilhas com Coentros Quinta-feira: Feijão Branco com Repolho Sexta-feira: Courgete com Queijo Monday: Pumpkin and Orange Tuesday: Cauliflower and Mint Wednesday: Pea and Coriander Thursday: White Bean and Cabbage Friday: Courgette and Cheese

terça-feira, 2 de outubro de 2012

"Un cordial, c'est quoi?"

"Um milagre de produto. Bom e bonito, para diluir numa bebida refrescante ou num cocktail ou para verter sobre uma sobremesa. Ou junte um pouco à frigideira onde cozinhou o pato, um fígado de frango ou cenouras-bebé, o resultado é um molho delicioso e frutado." GRAZIA, França.

"Pas besoin d’aller à Lisbonne pour se ravitailler, il suffit de surfer sur loja.avidaportuguesa.com – une mine – qui vend de tout, à condition que ce soit beau et portugais (malheureusement frais de port élevés). A l’arrivée ? Un produit miracle. Beau, bon, à diluer pour une boisson rafraîchissante, en cocktail… A couler sur une faisselle en dessert. A verser dans la poêle qui a servi à faire revenir un magret, des foies de volaille, de jeunes carottes : bien racler les sucs, ça fait une sauce sirupeuse et fruitée. A tenter pareillement avec de la mélasse de grenade, qu’on trouve dans les épiceries libanaises."

Peixe e refresco

Entre as delícias que fazem as bancas deste mês, desfrute dos 10% de desconto nos Xaropes de Groselha e Capilé do "Quiosque de Refresco" nas lojas A Vida Portuguesa.

Para além da mais convencional utilização em refresco, estes xaropes são igualmente deliciosos como calda para gelado ou iogurte, crepes ou panquecas. E um ingrediente a explorar na preparação de cocktails, com leite ou água com gás e uma rodela de limão. Na cozinha, podem enriquecer bolos, biscoitos ou mesmo pratos salgados. Perfeitos o ano inteiro.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Sopas outonais

Tão certo como o cair das folhas outonal, é o regresso das sopas ao Quiosque de Refresco. Servidas em copo, para bebericar na esplanada ou enquanto se ruma a outro destino, em versão cremosa e sempre acompanhada da mais dourada broa de milho. São estes os sabores da semana:

Segunda-feira: Grão com Espinafres | Terça-feira: Cenoura com Agrião | Quarta-feira: Cogumelos com Salsa e Aipo | Quinta-feira: Feijão Manteiga com Batata Doce | Sexta-feira: Alho Francês com Maçã.

Ilustração de Marta Pinheiro.