quarta-feira, 28 de março de 2012

28

No giro do eléctrico 28, através das palavras e pela voz de Adolfo Luxúria Canibal. O vídeo no Vimeo.

"Chegámos depois ao Camões, onde as pombas esvoaçam à volta da estátua do poeta, incitadas pelo fresco das árvores na busca da comida que os habitantes da zona lhes vêm trazer. Alguns reformados descansam a velhice nos bancos do largo.
Aquele de camisete verde, azul, uma blusa cor de cenoura na fala com um rapaz novo, era empregado de uma empresa de segurança conhecido pela sua incorruptibilidade. O seu interlocutor tem estatura mediana e é reguila no seu fato de ganga coçada. Como está desempregado vende axe aos turistas, vai fazendo os rolitos - coisa pouca - juntamente com aquele grupo além na ponta do largo, tediosamente a ver as pessoas a passar."

segunda-feira, 26 de março de 2012

Da abóbora e afins


Nova semana, novas sopas nos quiosques. Para bebericar na esplanada ou desfrutar pelo caminho. Hoje há Creme de Abóbora, amanhã Feijão Verde, quarta Alho Francês, quinta Ervilhas e sexta Bróculos. Sempre acompanhadas da dourada Broa de Milho. Tão boas que nos fazem saltar a tampa.

Foto de Pedro Lopes.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Da adesão aos refrescos


"Os Quiosque de Refresco retomam uma antiga tradição lisboeta. Estas pequenas construções ganharam o seu nome do termo persa košk, que significa pavilhão. Geralmente erigidos em ferro forjado num estilo art nouveau, são compostos por um balcão, toldos laterais e uma cúpula decorativa. Em Lisboa, o primeiro quiosque abriu no Rossio, em 1869 e chamava-se Elegante. Depois abriu outro na Avenida da Liberdade e mais uma meia dúzia, ao longo da zona ribeirinha, para servir os trabalhadores portuários. Vendiam vinho a copo, chocolate quente, gasosas, misturas de anis, caramelo, sorvetes e até peixe frito. A primeira esplanada de Lisboa nasceu mesmo a partir de um quiosque instalado na Travessa da Glória.

O Quiosque de Refresco é a marca que aglutina os exemplares que funcionam na Praça de Luís de Camões, Jardim do Príncipe Real e Praça das Flores. Foram reabertos em abril de 2009, depois de restaurados e todos dispõem de esplanadas. Aqui vendem-se sopas em estilo caseiro, sanduíches, empadas de galinha e bolos. Foram também recuperadas bebidas que fazem parte da história de Lisboa, como xaropes de groselha e capilé (mistura de café, açúcar e limão), orchata (bebida fria de leite de amêndoas), leite perfumado (leite gelado com canela e limão), chá gelado e limonada chiq. Todas sem corantes, nem conservantes. Os Quiosques de Refresco não servem cerveja ou refrigerantes e as únicas bebidas alcoólicas permitidas são a ginjinha, o licor Beirão, a amêndoa amarga e os vinhos do Porto e Moscatel. Estes conceitos reganharam rapidamente a adesão dos lisboetas e estes quiosques estão sempre cheios." Ezimut

sexta-feira, 16 de março de 2012

quarta-feira, 14 de março de 2012

O velho e o novo


O blogue "Lisboa Up to Date" deitou-se a descobrir as diferenças entre os quiosques do passado e os dos presente. E chegou à conclusão que o "casamento perfeito" se encontra nos quiosques emparelhados com jardim como é o caso dos nossos do Príncipe Real e da Praça das Flores. E deliciou-se a descobrir os sabores dos nossos refrescos: limonada, mazagran, orchata, etc. "Estes espaços para toda a gente são o ponto de encontro de histórias que permanecem ligadas por cada pessoa que por ali passa…"

segunda-feira, 12 de março de 2012

Da Abóbora aos Bróculos

Nova semana, novas sopas nos quiosques. Para bebericar na esplanada ou desfrutar pelo caminho. Hoje há Creme de Abóbora, amanhã Feijão Verde, quarta Alho Francês, quinta Ervilhas e sexta Bróculos. Sempre acompanhadas da dourada Broa de Milho. Tão boas que nos fazem saltar a tampa.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Impossível não gostar

A pergunta é “What do you love about Lisbon?” Nós gostamos da Lisboa que se come com os olhos e de esplanar até mais não. E vocês?

quarta-feira, 7 de março de 2012

Vinho quente para arrancar a noite


"As mil e uma noites de João" Botelho começam no quiosque do Príncipe Real. Os dias também, e nós gostamos sempre de o ver por cá, com a jovialidade que é a sua imagem de marca. E quando o Expresso quis conhecer as noites de um dos nossos realizadores de eleição e "fã confesso da vida boémia lisboeta", tudo partiu daqui. "O encontro é no Quiosque de Refresco, no Príncipe Real, onde Botelho vai todos os dias. "Esta é a minha aldeia. Vivo aqui há 30 anos." Entre dois goles num copo de vinho quente, avisa-nos que temos de ter pedalada para o que se segue: "Caí no caldeirão do speed em miúdo!"

Expresso, 11 de Fevereiro 2012.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Sopas e mais sopas

Hora de almoço quer dizer hora de sopa nas esplanadas dos Quiosques de Refresco. Hoje há Creme de Cenoura, amanhã Grão com Espinafres, quarta Feijão Branco com Presunto. Quinta-feira é dia de Curgetes e sexta de Cogumelos. Como sempre, com uma fatia da nossa deliciosa Broa de Milho. Bom apetite para a sopa e a semana!