terça-feira, 31 de maio de 2011

Três formas de limão


Catarina Portas resume à jornalista Sónia Morais Santos o processo de recuperação dos quiosques históricos e de dos refrescos tradicionais (como a mais refrescante das limonadas, que tem "limão de três formas diferentes"). Cinco minutos apenas, para ouvir na Antena 1, no programa "Nós, Vencedores", que renuncia ao lamento, ao fatalismo e aposta em "histórias de quem não se conformou".

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Sopas e mais sopas

Em dia de chuva e céu cinzento, nada reconforta como uma sopa quente e colorida. Hoje há Creme de Ervilhas, amanhã de Abóbora, quarta de Brócolos, quinta de Alho Francês e sexta de Feijão Branco com Presunto. Sempre acompanhada da mais deliciosa Broa de Milho. Bom apetite, boa semana!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Todas as horas

Da manhã à noite, passando por todas as horas do dia. Porque a todas elas é benvindo um refresco. Como nos desenhos de Margarida Mata, Marta Piedade, Nela Muller e Nelson Ferreira, que nos desenharam o quiosque do Camões.






segunda-feira, 16 de maio de 2011

Menu das sopas

Hoje é dia de Abóbora, amanhã de Brócolos, quarta de Alho Francês, quinta de Feijão Branco com Presunto e sexta de Cogumelos. Sempre acompanhada da mais deliciosa Broa de Milho. Bom apetite, boa semana!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Bom: Primavera. Melhor: com refresco



"Quer a groselha quer o capilé fizeram parte dos deliciosos lanches da infância dos portugueses. Para as primaveras saberem melhor, os Quiosques de Refresco lisboetas recuperaram estes produtos esquecidos no fundo do baú. Assim, os tradicionais xaropes de groselha e capilé estão agora disponíveis em versões engarrafadas e preparadas exclusivamente com ingredientes naturais. Há uns anos, Catarina Portas (A Vida Portuguesa) e João Regal (DeliDelux) chegaram à conclusão que de xaropes só havia tristíssimas combinações engarrafadas de aromas e corantes artificiais". Neste projecto, enatecem-se as receitas antigas, o sabor dos ingredientes naturais e a produção artesanal adaptada aos nossos dias. Refresque-se!"

"Both star gooseberry and capilé (traditional Portuguese drink made with water, sugar and maidenhair syrup) were popular drinks with Portuguese children in a bygone age. So that spring tastes even better, the Quiosques de Refresco in Lisbon have revived these long-forgotten products also made them available in only with natural ingredients. A few years agor, Catarina Portas (A Vida Portuguesa) and João Regal (DeliDelux) came to the conclusion that, in terms of syrups, there were only "sad combinations of artificial flavours and colours in bottles". This project boasts old recipes, the flavour of natural ingredients and handmade produce adapted to today's tastes and standards."

Revista Up, Maio de 2011.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Oportunidades


"A crise está cheia de oportunidades, (...) o país esta cheio de oportunidades". A destoar de um discurso derrotista tão em voga, ontem no debate da Rádio Renascença "Portugal, que futuro?" falou-se daquilo que podemos fazer, cidadãos comuns, pela positiva. Por exemplo, ser mais exigentes com os nossos líderes e comprar produtos portugueses como forma de equilibrar o défice. Surgiram até dois exemplos concretos, de como se pode prosperar em situações de "infortúnio": a perna partida de Matisse e a invenção do Monopólio. Para ver e ouvir aqui.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Portugal – Que futuro?

"Catarina Portas, Pedro Lomba, Jacinto Lucas Pires e Joana Vasconcelos vão reflectir sobre o futuro do país hoje, às 19h00, no Auditório da Renascença, em Lisboa. É o quinto e último debate do ciclo "Portugal – Que futuro?", iniciativa que se insere nas comemorações do 75º aniversário da Renascença. O debate vai ser moderado por Raquel Abecasis, é aberto à participação de todos e pode ser acompanhado em directo em http://rr.sapo.pt."

Da universidade para o quiosque


Para Catarina Portas, assumir que o ensino universitário é o único caminho "é um erro". Catarina Portas começa por dizer que não tem um curso, mas a verdade é que tem muitos. Pode nunca ter frequentado uma licenciatura mas, desde os 16 anos, altura em que deixou a escola para trabalhar como aprendiz num atelier de chapelaria, não parou de aprender.

"Tudo o que fiz na vida é-me útil hoje em dia", explica a empresária. "Trabalhei na área da moda, que é muito importante para aquilo que hoje faço com os produtos" à venda na loja A Vida Portuguesa", exemplifica. Quer fosse a fazer chapéus para a Christian Dior ou a trabalhar como jornalista para a revista "Marie Claire", a moda foi uma etapa. Mais uma, numa vida ainda preenchida pelo jornalismo de imprensa, rádio e televisão, pelos documentários e pelo empreendedorismo.

Pelo meio, Catarina Portas, uma "autodidacta" assumida, foi fazendo as formações que lhe pareciam "interessantes para enveredar por outros caminhos".
"Uma das razões porque os meus negócios têm sucesso é porque sou muito livre a pensar", considera a empresária. Uma liberdade que, mais uma vez, pôs em prática quando se dedicou à loja "A vida portuguesa", que já tinha quando combinou com João Regal, sócio-gerente do DeliDelux, que fariam um curso de gestão que fosse compatível com os seus horários. Escolheram a Universidade Nova de Lisboa e "foi durante o curso que propus ao João a ideia dos quiosques", revela Catarina Portas.

A empresária critica a ideia de que "o único caminho é o universitário" e diz que pensar assim "é um erro". Aliás, está a trabalhar num projecto, para apresentar no orçamento participativo de Lisboa, de aprendizado na Baixa de ofícios tradicionais como joalharia e modista. Tudo porque "é das coisas mais dignas e maravilhosas uma pessoa fazer coisas com as mãos". O que Catarina Portas valoriza, quando contrata um recém licenciado, é a possibilidade de crescimento da pessoa. "Interessa-me também perceber se é empreendedora e tento muito que as pessoas fiquem". Andrea Duarte, Diário Económico, 3 de Maio 2011.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Instruções


Felizmente, as nossas sopas dispensam instruções. É só pedir, beber e desfrutar (a acompanhar da bela broa de milho, para um colorido completo). Hoje há Creme de Cenoura, amanhã de Curgete, quarta de Feijão Verde, quinta de Grão com Espinafres e sexta de Cogumelos.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Camões 6

Nós aqui acreditamos que o fim-de-semana foi feito para desenhar - de preferência entre goles de refresco. É pôr os olhos nos desenhos de Mário Linhares, Marta Piedade e Marta Pinheiro.






quarta-feira, 4 de maio de 2011

Camões 5

O quiosque do Camões pela pena (e a colagem) de Lisete Fernandes, Mafalda Castro, Mariana Anjos e Mariana Coutinho. Desfrutam-se como refrescos.




segunda-feira, 2 de maio de 2011

Fresquinhas!

Olha as sopas da semana! Fresquinhas! Hoje Creme de Ervilhas, amanhã Abóbora, quarta Bróculos, quinta Alho Francês e sexta Feijão Branco com Presunto. E a deliciosa broa de milho - não pagam mais por isso...