sexta-feira, 29 de abril de 2011

Ginginha com Ela


Este domingo venha comemorar o Dia da Mãe com ela e uma ginginha Espinheira (que "é sempre a primeira" e aqui também a única).

Conta a lenda que foi um monge da Igreja de Santo António, Francisco Espinheira, que experimentou deixar ginjas a macerar em aguardente, acrescentando açúcar, água e canela. E foi no muito castiço balcão da Ginginha do Largo de São Domingos, ainda hoje no mesmo canto do Rossio, fundada em 1840 por um galego empreendedor, que se começou a servir aquela que se viria a tornar a mais típica bebida lisboeta. Hoje, o negócio desta bebida, prima do kirsh e do marrasquino, vai na quinta geração, seleccionando as melhores ginjas (prunus ceresus) e garantindo os 4 meses de repouso para uma produção de 150.000 litros anuais, muitos deles exportados. Bebida doce e saborosa, serve-se tradicionalmente “com elas” ou “sem elas”, segundo o freguês goste ou não de trincar a fruta curtida no fundo do copo. Uma delícia que confirma os versos escritos há mais de um século no balcão da Espinheira: “É mais fácil com uma mão dez estrelas agarrar, fazer o sol esfriar, reduzir o mundo a grude, mas ginja com tal virtude é difícil de encontrar.”

Foto: Ricardo Santeodoro.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Leituras refrescantes


Abre hoje a Feira do Livro de Lisboa, no Parque Eduardo VII, até 15 de Maio). E o que temos nós a ver com isso, perguntam vocês? O facto de gostarmos muito de livros e de que os venham ler aqui, entre goles de refresco.
Foto de Bruno Simão.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Contra a crise, trabalho e doce


"Os tempos difíceis não assustam Daniel Roldão. Em 2005, o engenheiro zootécnico de 37 anos criou a Sabores de Santa Clara para colocar nas prateleiras das lojas gourmet o rebuçado de ovo de Portalegre, um doce tradicional alentejano cuja receita se mantinha escondida nas cozinhas familiares da região. (...)
Para além dos rebuçados de ovo de Portalegre e dos Eggos, a pequena empresa alentejana também produz dois xaropes (de capilé e groselha) em parceria com a Quiosques do Refresco, empresa de Catarina Portas e João Regal. Emprega directa e indirectamente cerca de 20 pessoas e até ao final do Verão quer lançar quatro novos produtos. No total, tem 15 em fase de testes.
"Sim estamos a viver uma crise, mas a nossa postura não pode passar apenas por esta constatação. Nestes tempos surgem novas oportunidades e isso traduz-se em mais criatividade", defende Daniel Roldão. E acrescenta: "A nossa perspectiva é de imenso trabalho".
Com o mercado doméstico a sofrer uma grave contracção económica, o objectivo é chegar a outros destinos. Estamos a namorar o mercado internacional", revela, referindo-se em concreto aos Eggos.

Produtos adequado ao gosto. No total dos produtos comercializados pela Sabores de Santa Clara o peso das exportações "não é expressivo", mas há negociações em curso para reforçar presença além fronteiras. "O Xarope de Capilé, por exemplo, tem um gosto árabe. Os russos gostam muito de doces, tal como os brasileiros. Estamos a explorar esse leque de possibilidades, adequando sempre o produto ao paladar do consumidor", diz o responsável da companhia. (...)

Agora, a prioridade de Daniel Roldão é conseguir produzir com matérias-primas nacionais, mas nem sempre é fácil encontrar ingredientes e fornecedores em Portugal. O empresário alentejano defende que é preciso "criar a necessidade" e exemplifica: "Não havia groselha disponível e nós decidimos plantar 1,5 hectares para poder colher daqui a um ano e meio. Vamos ter Xarope de Groselha, com a fruta amadurecida com o nosso sol."

Jornal "Público" 17 de Abril 2011, secção de Economia. Texto de Ana Rute Silva. Fotografias de Rui Gaudêncio.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Comer com os olhos


Celebramos o regresso das sardinhas - seja em versão para assar ou comer com os olhos. Gostamos especialmente desta criação de João Leal Pereira, com um dos poetas que nos pisca o olho todos os dias, mas há mais para descobrir aqui.

Sopa a sopa

A semana abre com uma perfumada sopa de Abóbora e prossegue com o verde pujante das Ervilhas amanhã. Quarta é dia de creme de Bróculos, quinta de Alho Francês e sexta de Feijão branco com Presunto. Faça chuva ou faça sol, estamos cá para o que der e vier!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Dois anos na imprensa nacional

Na imprensa portuguesa, os Quiosques de Refresco também fizeram correr tinta ao longo destes dois anos. A Visão descreveu o projecto como “um verdadeiro incentivo à locomoção e ao convívio social ao ar livre”, o Público notou que “a comida segue a mesma lógica de fidelidade aos sabores lisboetas” , o DN gabou serem “tudo produtos portugueses, tudo sabores tradicionais”. A Time Out de Lisboa proclamou a nossa “a melhor limonada do mundo”. E nós ficámos deliciados com a crónica "Ainda ontem" de Miguel Esteves Cardoso no Público (a 29 de Abril de 2009):
 "Mais Catarina já! Assim como há raivas atravessadas na garganta, à espera de serem cuspidas cá para fora com um amargo que envenena com o tempo, também há louvores que, de tanto nos adoçarem o coração, nos vamos recusando a soltar, guardando-os só para nós.

Comigo é assim com a Catarina Portas. Gosto dela há mais de 20 anos e admiro tudo o que ela faz e não faz. À portuguesa, digo-o a toda a gente menos a ela. Chega. Ontem, no P2, maravilhei-me a ler o artigo sobre os três quiosques da Catarina em Lisboa, escritos e descritos por Alexandra Prado Coelho, ainda por cima. São difíceis de escrever estes elogios. Parecemos bolinhas de amor à espera de serem injectadas por uma chuva de setas ácidas que sibilam “Mas o que é que nós temos a ver com isso?” No caso da Catarina, muito. Mesmo que visite Lisboa de vez em quando, o trabalho dela melhora instantaneamente a qualidade estética e sensual do nosso dia-a-dia.

Como é cosmopolita, sabe escolher e readaptar, sempre para melhor, os pedaços mais aprazíveis e civilizados da vida portuguesa. É esse o nome da loja dela e assenta-lhe bem, com toda a inteligência, elegância e imaginação da autora e dona. Como é de esquerda, consegue livrar-se do elitismo e da nostalgia que costumam contaminar estas recuperações. Os refrescos e as sanduíches são exclusivos e deliciosos, mas, crucialmente, também são baratas e acessíveis a todos.
Suspiro. Pela primeira vez tenho pena de não viver em Lisboa outra vez."

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Dois anos na imprensa internacional


Nestes dois anos a matar a sede dos lisboetas (ou de quem quer que nos visite), os Quiosques de Refresco também não passaram despercebidos à imprensa internacional. Com menções em guias de viagem ou revistas de viagens, da Lonely Planet Magazine à Monocle inglesa ou ao Globe & Mail canadiano. E ao nosso escritório chegaram solicitações de jornalistas do Brasil à Austrália.

Por exemplo, Bárbara Guimarães levou a revista francesa Femmes (para o número de Outubro 2009) a bebericar uma limonada ao Quiosque das Flores enquanto lhes mostrava os encantos de Lisboa. "au coeur de la Praça das Flores, dans un kiosque violet réhabilité avec talent par Catarina Portas, on savoure une limonade à l'ancienne. Bárbara souligne: "il ne faut pas hésiter à aller à la rencontre de ce que la ville de contrastes que vous percevez encore mieux si vous circulez à pied."
E o jornalista Rupert Eden transportou os seus leitores do Globe and Mail canadiano (era Janeiro de 2010) ao outro quiosque um pouco mais acima. "In Príncipe Real, sweet cinnamon-scented bouillon is served at a 1950s kiosk. (...) Here in Príncipe Real, life is full of surprises; lately the raggedy, once-aristocratic neighborhood has been getting an injection of youth and culture."

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Segundo aniversário

Faz hoje precisamente dois anos que os Quiosques de Refresco chegaram a Lisboa para recuperar uma tradição lisboeta, de espaço, de tempo e de sabor. Por isso vos deixamos com estas imagens do "antes", para ligar ao "depois" que podem confirmar in loco. E hoje, como nos idos de 2009, erguemos o nosso copo de refresco para brindar à saúde de quantos participam connosco neste projecto todos os dias: clientes, quiosqueiros, fornecedores. Bem hajam.






De cima para baixo: João Regal, Catarina Portas, o quiosque do Camões, o da Praça das Flores e o do Príncipe Real.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Sopas primaveris


Os legumes da estação (é Primavera, não conseguimos esconder o nosso contentamento!) brilham no menu das sopas da semana: hoje há Creme de Curgete, amanhã Cenoura, quarta Feijão Verde, quinta Grão com Espinafres e sexta Cogumelos. Para desfrutar numa das nossas três esplanadas, enquanto se ouve cantar os passarinhos (já vos dissemos que estamos mesmo contentes pela chegada da Primavera?).

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Inspiração de fim-de-semana

Palpita-nos que vai estar um fim-de-semana maravilhoso para a prática do desenho (bem regado a refresco, pois claro, como convém). Por isso, espicaçamos o talento (e a sede) com mais uma leva de candidatos ao concuros "Desenha-me um Quiosque", com que celebrámos o primeiro aniversário. Henrique Vogado (os dois primeiros), Joana da Cunha, João Catarino (os dois seguintes) e João Roberto. Bom (e inspirado) fim-de-semana!






quarta-feira, 6 de abril de 2011

Xaropes no Programa das Festas

Os Xaropes de Refresco brilham lado a lado com os Rebuçado de Ovo no "Programa das Festas" da RTP1 inteiramente dedicado a Portalegre, sua história e iguarias. O Daniel Roldão, responsável pela Sabores Santa Clara, fala sobre estes xaropes que reflectem "toda a alma portuguesa" (ao minuto 29:50).

terça-feira, 5 de abril de 2011

"São refrescos fresquinhos!"

"Fazem parte do nosso imaginário de crianças, são um produto antigo e, no entanto, uma absoluta novidade no mercado português. Os tradicionais xaropes de Groselha e Capilé, preparados exclusivamente com ingredientes naturais, sem quaisquer corantes artificiais ou conservantes, estão a partir de agora disponíveis em versões engarrafadas, com um design único que nos transporta ao nosso tempo de infância." Revista Blue Cooking, Março/Abril 2011.