sexta-feira, 18 de junho de 2010

Bagas vermelhas

Quando vos dizemos que a Groselha que vos servimos nos quiosques é elaborada a partir dos frutos mais sumarentos e viçosos, não estamos a exagerar. A receita exclusiva do nosso xarope chega-nos pela mão do Daniel Roldão, que também tirou as fotografias das bagas deste fruto vermelho durante o processo de produção. O xarope que nos chega é servido com Água do Luso e diluído ao gosto do freguês. Um refresco clássico das tardes de calor, de sabor doce e frutado.


quinta-feira, 17 de junho de 2010

Lisboa: O Que O Turista Deve Ver


O quiosque do Camões recebe hoje (e até domingo, dia 20) uma produção de André Murraças e da Cassefaz. "Lisboa: O Que O Turista Deve Ver" é um espectáculo-percurso "construído a partir do texto homónimo de Fernando Pessoa", transpondo o texto para o espaço que o inspirou. (...) Adaptando-o teatralmente como um espectáculo-percurso com recurso ao multimédia e onde o público se depara com imagens da altura em formato de fotografia". De forma a que "sinta toda a diferença entre a Lisboa dos anos 20 e a actual", o "contraste entre o passado e o presente, usando um texto de uma época que questiona os nossos tempos."

O livro "Lisboa: O Que O Turista Deve Ver" é uma edição Livros Horizonte de "cerca de 60 páginas descobertas em 1987, publicadas originalmente em inglês por volta de 1925, onde o próprio Fernando Pessoa se transforma num cicerone que passeia o leitor por Lisboa". Da Praça do Comércio ao Campo Grande, o poeta que tão bem conheceu esta cidade vai revelando "pequenas curiosidades associadas a edifícios municipais; acontecimentos históricos são enquadrados no seu espaço da cidade e visitamos ainda cantos e ruas da capital num texto cheio de simplicidade, humor e poesia."

Para este espectáculo-percurso foram seleccionados cinco postos de escutas (montados em cinco diferentes locais de Lisboa) e cada posto tem um encarregado que distribui 10 discman com CDs (entregue a troco do bilhete de identidade do espectador, que é devolvido no final). A partir daí, as vozes de Pedro Ramos e André Murraças (que também assina conceito, dramaturgia, espaço cénico e concepção sonora do projecto) guiam os curiosos pelas ruas desta cidade que nunca nos cansamos de redescobrir.

O espectáculo conta ainda com a participação de vários actores. No Largo do Camões encontram à vossa espera a Joana Barros durante estes quatro dias, entre as 10h00 e as 19h00. E não, não é preciso pagar nada nesta iniciativa, cuja preparação, passo a passo, se pode encontrar no blogue criado para a ocasião. Uma iniciativa que dá um novo significado à expressão "espectáculo itinerante". Para ver Lisboa através do olhos de Fernando Pessoa, porque o turista, afinal, também somos nós.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

A festa da sardinha


Se Lisboa está em festa, o quiosque está em festa. Gostamos de ver a cidade engalanada, iluminada, amanjericada e nem uns pingos de chuva nos beliscam o espírito de folia. Custa-nos acreditar que haja espírito (ou corpo) que não se alegre com a chegada das festividades populares. Mas quem for do contra, é chamado à Festa dos Santos Impopulares, por quem a Fábrica Braço de Prata tem especial devoção. Só não há motivos para ficar em casa...

Nos nossos quiosques, a festa faz-se com a Sanduíche de Pasta de Sardinha com Pimentos Assados (em versão meia ou inteira). Que se recomenda com um vinho branco fresco para acompanhar. Uma experiência tradicional com um cheirinho gourmet, sempre disponível nos nossos quiosques. Porque o nosso amor pela sardinha dura o ano inteiro.


Fotos de Bruno Agostinho e Bruno Nabais.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Uma Piaggio cheia de estilo

O Quiosque de Refresco orgulha-se de apresentar o seu veículo oficial de transporte de mantimentos. Naquele dia o homem do volante era o Filipe Alves. A circular alegremente, Calçada do Combro acima ou, na imagem, Calçada do Combro abaixo... Na mira d'O Alfaiate Lisboeta: "(Com todo o respeito que os italianos me merecem) De todas as vezes que lá estive não me lembro de ter visto nenhum tipo com estilo numa Piaggio destas".

terça-feira, 1 de junho de 2010

A despedida das sopas

Hão-de voltar, lá mais para a frente. Mas, por agora, concentramo-nos nos refrescos da nossa perdição. Portanto, aproveitem estes últimos dias para desfrutar das sopas cremosas: hoje é dia de Abóbora e amanhã de Ervilhas. Quinta há Feijão Branco com Presunto. Sexta há Creme de Cogumelos, a preferida de muitos dos nossos clientes. Porque o quiosque acredita em finais felizes.